top of page

Escavação das Palavras: A literatura na História e na psique dos sobreviventes das tragédias humanas

Atualizado: 10 de abr.

Jussara Prates - Escritora Historiadora

Helena Klein - Escritora Psicanalista


Inscrições:


Descrição do evento


A 2ª Guerra Mundial foi um período sombrio da História da Humanidade e, ao mesmo tempo, fascinante e você pode explorar a conexão entre a produção literária e o impacto da leitura como forma de resistência psicológica e política, através dos relatos de quem esteve no fronte de guerra com a analise contundente das escritoras.


Com uma abordagem multidisciplinar, esta Oficina examina como a Literatura refletiu e influenciou as experiências dos soldados e das sociedades em tempos de conflito.


O cotidiano e a importância das cartas escritas pelos soldados, que serviram como um meio de comunicação íntimo e uma forma de expressão emocional em meio ao caos. Essas correspondências não apenas documentam a vida no front, mas também revelam as complexidades psicológicas e sociais enfrentadas no período.


Além disso, será abordado sobre a função das narrativas literárias, analisando a produção editorial que surgiram em resposta ao cenário e como elas moldaram a percepção pública da guerra.


A relação entre história e psicanálise será o foco central, permitindo uma compreensão mais profunda das experiências traumáticas vividas pelos indivíduos e suas repercussões na literatura.


A literatura como ferramenta de resistência, reflexão e cura em tempos de crise, caos e adversidades extremas.


Destinada a estudantes e interessados em compreender o impacto de períodos de crise na produção cultural e na psique humana.


Saiba mais sobre as palestrantes no www.sinapsecultural.com.br

Comments


bottom of page